exercício no verão

5 cuidados para se exercitar no verão

Exercícios físicos são uma parte essencial de um estilo de vida saudável. Eles ajudam a prevenir doenças, aumentam a sua capacidade física e melhoram sua qualidade de vida em geral. Por isso, manter uma rotina de exercícios é muito importante!

 Porém, praticar atividades físicas requer cuidados adequados, especialmente no verão. Exercitar-se com a postura adequada, devidamente hidratado e bem alimentado pode fazer toda a diferença. Neste artigo, você vai entender quais são os principais cuidados que você deve ter com o seu corpo para praticar exercícios na estação mais quente do ano

Por que é importante praticar exercícios físicos?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde ou OMS, o ideal é praticar de duas a três horas de atividades físicas por semana. Isso porque os resultados de se exercitar são muito positivos: menores taxas de doenças, uma melhor qualidade de vida e a possibilidade de prevenir ou retardar o início de algumas doenças. 

Além disso, realizar atividades físicas libera uma série de hormônios que trazem a sensação de bem-estar, como a endorfina. Saiba mais sobre os benefícios da endorfina para o bom humor e a saúde. 

5 cuidados para se exercitar no verão

Você sabia que a prática de atividades físicas requer cuidados especiais nos dias mais quentes do ano? A seguir, você vai descobrir como se exercitar com segurança no verão.

1. Cuide da hidratação e da alimentação

O primeiro passo para se exercitar da maneira certa no verão é manter o seu corpo hidratado e bem alimentado. O corpo humano perde bastante líquido através do suor, por isso é essencial carregar sempre uma garrafa de água ou de isotônico. 

Outro ponto importante é a alimentação, responsável por oferecer a energia necessária para se exercitar. Praticar atividades que exigem muito do corpo sem se alimentar corretamente pode causar fraqueza e fazer você desmaiar e se machucar gravemente. 

Descubra porque a sua dieta alimentar influencia no combate a doenças e saiba quais alimentos fortalecem a imunidade.

2. Vista roupas adequadas

Muitas pessoas não sabem disso, mas o vestuário pode fazer toda a diferença na sua rotina de exercícios físicos. Usar roupas desconfortáveis pode distrair você na hora de praticar a atividade, o que impede o bom rendimento e pode causar lesões. 

Dê preferência para peças leves e confortáveis para facilitar a respiração cutânea e não atrapalhar a mobilidade. Nada de sair para jogar bola vestindo moletom! O calor excessivo vai abaixar a sua pressão e você pode se sentir mal durante o exercício físico. Se você curte atividades ao ar livre, aposte em roupas com fator de proteção solar. 

Os calçados também são importantes para evitar lesões e facilitar a movimentação do corpo, por isso escolha tênis bastante confortáveis e adequados para a atividade. Alguns exercícios são melhor realizados com calçados de base reta, por exemplo. 

3. Respeite os limites do seu corpo

Não adianta se matar de treinar num dia e depois ficar várias semanas sem se exercitar, não é mesmo? Por isso, é importante respeitar os limites do seu corpo. O excesso de atividade física pode levar a lesões, disfunções hormonais, distúrbios alimentares e doenças, especialmente em dias quentes.

Para fazer exercícios sem se machucar, comece aos poucos para evoluir num ritmo confortável. Mantenha sempre a atenção aos limites do seu corpo e interrompa o exercício a qualquer sinal de lesão.

4. Tire um tempo para descansar

Depois de se exercitar, é importante tirar um tempo para descansar e repor as energias. Uma boa noite de sono ajuda a potencializar os efeitos da atividade física. Para mais, a falta de descanso pode afetar a sua motivação para manter a rotina nos próximos dias. Para não cair no desânimo, dê um tempo suficiente para o seu corpo se recuperar. 

5. Proteja-se do sol

Proteger-se dos danos causados pelos raios solares deve ser sua prioridade. Fique atento aos horários para evitar os períodos de maior incidência de luz solar. O dia fica mais quente entre 10h e 16h, por isso o ideal é praticar exercícios de manhã cedo ou no final da tarde. 

Além disso, use sempre protetor solar. Aplique no rosto e em todo o corpo cerca de meia hora antes de se expor ao sol. Não se esqueça de investir em produtos resistentes à água, já que você certamente vai suar durante o exercício físico. 

6. Treine com orientação profissional

Praticar exercícios físicos da maneira correta exige orientação profissional para não causar lesões a curto e longo prazo. Desse modo, é importante fazer uma avaliação médica e física para planejar o treino de acordo com as condições do seu corpo. Quer começar a praticar exercícios e se sentir bem com seu corpo? Conheça os planos da Livewell Plus e agende uma aula experimental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.