Exercício para perder peso

Comece agora! Como deixar o corpo bonito para o verão

O verão já está batendo na porta e, com o sol, chega aquela ansiedade: o desejo de queimar todas as calorias que você comeu nos últimos meses e ficar em forma. Se você já planejou começar a dieta ou a academia na segunda-feira, mas não deu certo, este post é para você.

Mas nada de correr atrás das soluções mais malucas para perder peso! O grande segredo é que não existe dieta ou medicamentos milagrosos. Geralmente, esse tipo de promessa tende a dar um resultado rápido, porém, superficial. Como consequência, o resultado logo vai embora e a pessoa fica frustrada por ter perdido aquele corpão.

Para ficar em forma e ter um corpo bonito até o verão, é preciso ter disciplina e muita resiliência. Mas já que você vai se esforçar para cumprir essa meta, porque não se sentir bonita (ou bonito) e saudável o ano todo?

Nesse post vamos te explicar como atingir o peso e a forma ideal, com uma estratégia realista e o mindset certo.

Antes de tudo, trace uma meta clara

Se emagrecer é um objetivo para você, é preciso criar um planejamento. Tudo começa com a criação de uma meta com a qual você irá se comprometer todos os dias até que o objetivo seja alcançado. Para definir essa meta, você pode utilizar o método SMART. O que isso significa?

Primeiro, a sua meta precisa ser Específica (S): você deseja emagrecer quantos quilos ou perder quantos % de gordura corporal?

Segundo, ela precisa ser Mensurável (M): não adianta simplesmente querer emagrecer, você precisa ter uma forma de medir esse resultado. Por isso, consideramos kg, % de gordura ou até circunferência das regiões do corpo, quando se trata de emagrecimento.

Terceiro, sua meta precisa ser Atingível (A), ou seja, realista! Não adianta criar uma meta mirabolante de perder 10 kg em uma semana, pois isso pode causar frustração e até problemas de saúde caso utilize os meios errados. O seu corpo precisa de tempo para trazer os resultados, portanto, não crie expectativas altas demais para um período tão curto.

Quarto, a meta precisa ser Relevante (R). Isso significa que ela precisa ser importante para você, do contrário, não haverá motivação suficiente para acordar todos os dias e batalhar por esse objetivo.

E por último, você precisa definir o Tempo (T), o prazo limite para que o objetivo seja alcançado. Isso significa ter uma data certa, com dia, mês e ano. Quando não estipulamos um prazo, não nos dedicamos e nos organizamos para isso, e consequentemente o resultado não chega.

Como perder peso de forma saudável

Dê adeus aos maus hábitos

Muitas vezes não percebemos que o nosso comportamento e as nossas escolhas podem nos sabotar. Comece observando quais são os seus hábitos durante as refeições. Você costuma substituir refeições por lanches rápidos, ou consome doces e refrigerantes em momentos de estresse e ansiedade?

O próprio ato de comer com pressa ou distraído com celular e televisão pode comprometer a sua percepção de saciedade e te fazer comer mais. Outros hábitos ruins como beber pouca água também pode comprometer o emagrecimento.

Encontre uma atividade física prazerosa

O exercício físico é um grande aliado da perda de peso, por isso, você deve escolher uma atividade que seja prazerosa para você. Ninguém deve ficar preso à academia se não é isso que você gosta. Mas é importante lembrar que a musculação tem uma série de benefícios que outras modalidades não contemplam.

Talvez uma boa playlist, a companhia de um amigo e o foco na meta de perder peso faça você repensar o seu conceito sobre a academia. Por outro lado, há ainda alternativas como corrida, ciclismo, dança, crossfit e até mesmo o Fut Fit, que combina técnicas do futebol com treino funcional.

E para que haja resultado, é preciso ter planejamento, disciplina, foco e muita resiliência. Não adianta ficar ansioso e desanimar, pois o resultado é visto com o tempo.

Defina o que é mais importante para você

Comer hambúrguer toda semana é realmente importante? Assistir a séries até tarde, ao invés de acordar cedo para fazer uma caminhada, é mais importante? Passar horas nas redes sociais ao invés de ter uma boa noite de sono é importante?

Algumas coisas você pode reorganizar na sua rotina, tratar com moderação ou conciliar. E isso irá te ajudar a alcançar os seus objetivos e ter o corpo que deseja. O grande segredo para ter uma vida saudável não é abrir mão de tudo que você gosta, mas buscar o equilíbrio.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, há diversos dispositivos eletrônicos e aplicativos que te ajudam a se exercitar e medir o seu desempenho. Os smartwatches monitoram o batimento cardíaco, calculam o tempo de corrida e até fazem uma estimativa da perda de caloria.

Há ainda aplicativos de corrida e pedal que contabilizam os trajetos e criam metas de auto superação. Outros apps podem te ajudar a controlar a dieta, fazendo cardápios digitais e calculando os nutrientes de cada refeição.

Tire a bicicleta da garagem

Aproveite que a gasolina está cara para unir o útil ao agradável. Se você precisa ir ao trabalho, à faculdade ou à casa de algum amigo, você pode aproveitar o deslocamento para praticar um exercício físico. A bike é o melhor meio para ganhar tempo, perder calorias, fortalecer a musculatura das pernas e ainda economizar uma grana.

Se não tiver uma bike, não tem desculpa, você pode fazer uma corrida ou caminhada. Deixe seu melhor par de tênis no trabalho e vá correndo até a academia ou de volta para casa. Além de ficar com um corpo bonito e ter mais saúde, você ainda ajuda a reduzir a poluição do meio ambiente.

Encare a cozinha

Nada de depender de aplicativos de delivery! Quando criamos o hábito de comer fora, dificilmente temos consciência da qualidade daquilo que estamos comendo, além de pagar mais caro. O melhor mesmo para a sua saúde e o seu bolso é você aprender a preparar algumas refeições. E para isso não precisa ser nenhum masterchef.

Omelete, salada de frutas, sanduíche natural… há diversas opções de refeições simples e saudáveis para fazer em casa. Use a internet como a sua aliada para procurar receitas e ter uma alimentação mais saborosa e saudável. Você vai perceber que fazer a própria comida pode até tornar o momento das refeições mais interessante, especialmente com companhia.

Descanse bem

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o emagrecimento. Isso porque o sono ajuda a regular os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Não é à toa que quando dormimos mal, podemos ficar de mau humor, estressados e ansiosos. Por consequência, comemos mais e criamos um ciclo vicioso de insatisfação.

Também é importante lembrar que é durante o sono que os hormônios GH são produzidos. Eles são responsáveis pelo crescimento dos músculos e o aumento da queima natural de calorias. Ou seja, o esforço que você faz na academia só gera resultado com boas noites de sono.

Tenha uma equipe multidisciplinar

Antes de começar a se exercitar, é muito importante fazer uma avaliação médica para conhecer as limitações do seu corpo. Alguns tipos de atividades físicas não são indicadas para pessoas com problemas cardíacos, por exemplo. Por isso, é importante fazer alguns exames.

O segundo passo é procurar um educador físico que irá te orientar. Isso é fundamental para que você não abuse da intensidade ou frequência dos exercícios, faça movimentos errados ou adquira lesões. E nada de copiar a ficha técnica de outra pessoa ou tentar superá-la. Cada pessoa tem necessidades e limites diferentes.

Por fim, ter o acompanhamento de um nutricionista pode ajudar a potencializar os resultados. Para se exercitar, o corpo precisa de nutrientes, logo, ter uma alimentação equilibrada é fundamental, ainda mais quando se quer perder peso.Quer começar uma nova fase na sua vida e ter um planejamento de exercícios compatível com a sua necessidade? Conheça as modalidades e planos da Livewell.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.