Poucos sabem, mas dormir bem e praticar exercícios físicos são atividades complementares. Acordar pela manhã com a sensação de que não descansou, sentindo o corpo pesado. Tudo isso ocasiona problemas com as funções que exigem concentração, memória e, consequentemente, produtividade. O sedentarismo só piora esse quadro. A atividade física melhora o sono. Te explicaremos tudo sobre o assunto.
Perguntamos à nutricionista qual a ligação entre uma boa noite de sono e atividades físicas:
“Essa relação existe e é primordial que seja considerada. Nosso organismo funciona perfeitamente através do ciclo circadiano, que basicamente é o seguinte: durante o dia, com a exposição da luz, nosso organismo entende que não precisa produzir melatonina, o hormônio do sono! À noite, portanto, é o momento de descansar, pois é justo nesse momento que a melatonina começa a ser secretada, permitindo que tenhamos um sono reparador e essencial para o bom funcionamento do organismo, inclusive os bons resultados das práticas de atividades físicas. Fatores como o sedentarismo prejudica bastante o ciclo circadiano, que, quando está desregulado, interferem nas funções de dois hormônios chamados leptina e grelina, que atuam na fome e na saciedade. Logo, leptina e grelina desregulados = maior busca de alimentos ultra calóricos, pobres em fibras e proteínas. “
O exercício, se realizado de forma constante, libera hormônios importantes que são benéficos na luta contra a depressão, aumentam o período de sono ajuda no emagrecimento e proporciona uma sensação de prazer. E quando dormimos cerca de 8 horas por noite, melhora os efeitos do exercício físico, já que o metabolismo funciona melhor. O contrário também pode acontecer. Quem faz atividade física, na medida certa e no horário certo, pode ter também melhora em alguns aspectos que influenciam na qualidade do sono, como a insônia.
Segundo estudos, a quantidade de serotonina que o corpo libera é maior pela manhã e ao longo do dia. O hormônio está envolvido em funções vitais do corpo, além de regular o humor e o sono. Por isso, o exercício durante o dia aumenta a produção dessa substância, que tem um efeito anti-estresse, e à noite se transforma em melatonina, para que o indivíduo tenha uma ótima noite de sono.
Lembram que falamos horário certo ? “Atenção: praticar atividade física muito próximo da hora de dormir pode ser prejudicial e atrapalhar sua higiene do sono (relacionado ao ciclo circadiano que falamos acima), te deixando mais agitado e surtindo o efeito oposto.” Afirma Bianca Cardoso, nutricionista. Agora você já entende a importância desse equilíbrio, comece agora uma nova vida. Deixa o sedentarismo de lado e passe a ter uma vida mais saudável com a gente.