benefícios do esporte para a saúde mental

Corpo e mente: benefícios do esporte para a saúde mental

Em primeiro lugar, é preciso dizer que nenhuma atividade física vai curar distúrbios mentais, independente do nível. Porém, exercitar-se regularmente é fundamental para ajudar você a lidar melhor com a sua saúde mental, especialmente em casos de ansiedade, depressão e estresse. Praticar esportes, fazer musculação, dançar, correr… tudo isso pode melhorar a resposta do seu corpo aos tratamentos médicos adequados. 

Saúde física e saúde mental andam juntas, por isso vamos falar sobre todos os benefícios do esporte para o seu bem estar psico-emocional. Bateu a curiosidade? Então acompanhe a leitura!

Os riscos à saúde de uma vida sedentária

Segundo um estudo realizado pela Fiocruz em parceria com a Unicamp e a UFMG em 2020, mais de 60% dos brasileiros deixaram de praticar atividades físicas durante a pandemia. De fato, o isolamento social causado pelo Covid-19 teve impacto muito grande na maneira como as pessoas se exercitam. Muitas profissões ainda adotaram o trabalho remoto, o que ainda reduz a energia gasta durante o deslocamento até o local de trabalho. 

Com todas essas mudanças, é fato que deixamos a saúde física um pouco de lado quando se trata de exercícios. E isso é um grande problema!

Os riscos à saúde de ser sedentário estão se tornando cada vez mais aparentes. Estudos demonstram que quanto mais tempo você passa sentado ou deitado, maior o risco de riscos à saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, pessoas que se sentam por mais de duas horas por dia têm um risco bem maior de desenvolver a síndrome metabólica. A síndrome metabólica é uma coleção de fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, excesso de gordura ao redor da cintura e colesterol.

Mas os problemas não param por aí: ficar sem se exercitar também afeta a mente. Pessoas sedentárias têm mais chances de desenvolver desordens mentais do que pessoas ativas. Sob essa perspectiva, praticar atividades físicas deixou de ser uma preocupação estética e se tornou uma preocupação com o bem estar emocional. Assim, ficar parado já não é mais uma opção!

5 benefícios do esporte para a saúde mental

1. Exercícios físicos melhoram o sono

Dormir bem é uma parte importante da saúde humana e da qualidade de vida. É durante o sono que nosso corpo se repara e se restaura, e é por isso que as pessoas que dormem mal são mais propensas a problemas de saúde. A falta de um sono de qualidade pode ter uma variedade de efeitos negativos sobre o corpo, incluindo ganho de peso, diminuição da força muscular e até mesmo um aumento do risco de certas doenças. 

Praticar atividades físicas é uma forma fácil e rápida de melhorar o seu sono. Pessoas que se exercitam regularmente conseguem dormir mais rápido, por mais tempo e descansam mais. 

2. O esporte ajuda na ansiedade e no estresse

Como já falamos, o esporte não é cura para nenhum distúrbio mental, mas pode fazer parte do tratamento e aliviar os sintomas causados por esse tipo de problema. A ansiedade e o estresse podem dificultar a concentração e a confiança em suas habilidades. Os exercícios físicos são uma ótima maneira de descarregar os sentimentos negativos relacionados a esses transtornos, além de ensinar-lhe estratégias para melhorar seus níveis de estresse e administrar melhor sua própria ansiedade.

3. A atividade física ajuda a desenvolver a disciplina e a concentração

Se você quer administrar melhor sua ansiedade e estresse, é importante praticar comportamentos positivos. Isso significa aprender a se envolver em atividades que o ajudem a desenvolver a autodisciplina. É fato comprovado que ter uma rotina de treino faz toda a diferença para desenvolver disciplina e melhorar a capacidade de concentração. Isso é importante para uma variedade de coisas diferentes, incluindo trabalho, escola, relacionamentos e saúde pessoal. Assim, você é mais produtivo e melhora suas habilidades sociais. 

4. O esporte ajuda com a autoconfiança

Adquirir uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e uma rotina de treino regular pode transformar completamente a percepção que você tem de si. Além de construir um corpo mais bonito, isso ajuda a melhorar a autoestima e a trazer mais autoconfiança, além de uma visão mais otimista de quem você é e do mundo ao seu redor.

5. Exercício físico melhora as funções cognitivas

Existem diversas evidências de que o esporte melhora as funções cognitivas, especialmente no que diz respeito à função executiva. Isso quer dizer que fazer exercícios faz toda a diferença nas habilidades mentais de  memória, atenção, raciocínio, pensamento flexível e  autocontrole. 

Vale lembrar que escolher uma atividade adequada é fundamental para que o momento de treino seja prazeroso e para manter a motivação. Você não precisa começar já correndo 5km todos os dias de manhã! Comece aos poucos, encontre um exercício divertido para você e construa sua jornada saudável no seu próprio ritmo – o importante é se movimentar! 

Quer praticar atividade física mas não sabe por onde começar? Saiba como escolher o melhor exercício para você.

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