Quando se pratica um esporte, é preciso ter muito cuidado para evitar lesões. Por mais que o exercício físico seja muito prazeroso, o nosso corpo tem limites que precisam ser respeitados. Há vários fatores que contribuem para causar as lesões, mas também há formas bastante simples de preveni-las. Confira as dicas.
1. Faça acompanhamento com um profissional
O exagero e a realização incorreta dos exercícios são os principais causadores de lesões. Por isso, antes de fazer o plano de exercícios, faça uma avaliação médica para saber qual seu nível de condicionamento físico. Assim, você irá conhecer suas limitações musculares e cardiorrespiratórias, por exemplo.
A partir disso, o educador físico ou fisioterapeuta irá determinar a frequência, intensidade e ritmo dos exercícios e você poderá aumentar o nível de dificuldade gradualmente, respeitando o seu corpo.
2. Se sentir dor, pare
A dor pode ser uma consequência do erro ou do exagero. Isso significa que ou você está fazendo movimentos errados ou está exigindo muito do seu corpo e ele está pedindo para parar.
Quando o incômodo é leve, a prática do alongamento já pode ajudar, mas se a dor for insistente ou intensa, é preciso descansar e fazer uma avaliação da origem da dor. Talvez você já tenha se lesionado e continuar com a atividade física só vai piorar o problema.
3. Faça alongamento
Faça exercícios de alongamento antes e depois dos treinos. Isso aumenta a flexibilidade e favorece o estiramento das fibras musculares, além de reduzir a tensão nos músculos, evitar cãibras e melhorar a postura, entre outros benefícios.
4. Fortaleça sua musculatura
A maioria dos esportes demanda musculatura fortalecida. Isso não significa que ao fortalecer a musculatura, você vá ficar com uma aparência mais musculosa do que gostaria. Além de aumentar a massa magra, a musculação contribui para a resistência dos músculos e dos ossos, protege as articulações, melhora a postura e o condicionamento físico. Tudo isso ajuda a evitar lesões e ainda te confere mais energia.
5. Alimente-se bem
A alimentação é complementar ao exercício físico. Ela que fornece os nutrientes necessários para que o seu corpo possa reagir ao treinamento, produzindo resultados. Por isso, é imprescindível que você tenha uma alimentação equilibrada, para que os treinos não sejam em vão e para que você não passe mal.
O ideal é que sua dieta seja planejada em conjunto com um nutricionista, para que tanto a qualidade quanto a quantidade dos alimentos sejam proporcionais ao que seu corpo precisa para suportar os exercícios.
6. Esteja sempre hidratado
Além de regular a temperatura corporal, a água é fundamental para o transporte de oxigênio e nutrientes pelo sangue. Porém, quando nos exercitamos, a perda de água e de eletrólitos (sódio e potássio) é constante através do suor. Se a reposição não for feita corretamente, o mal-estar é certo.
A falta de água no corpo pode causar desde sintomas leves como sede, calor e pele avermelhada, como também fadiga, tontura, espasmos musculares, delírio e outros problemas mais graves.
Se o exercício for muito intenso, você pode substituir a água pura por isotônicos ou água de coco. Tome dois copos de líquido duas horas antes do início do treinamento, e reponha durante o treino em intervalos regulares, apenas o suficiente para compensar a perda de água pelo suor. Evite o exagero, pois pode provocar desconfortos gastrointestinais.
7. Respeite o período de descanso
A alternância de dias de treino e tipos de exercícios não é à toa. O corpo precisa descansar não só para evitar lesões, mas também porque é no repouso que as células musculares crescem e se multiplicam, trazendo resultados. Por isso, você deve descansar no intervalo entre os exercícios e após o treino. Também é fundamental ter dias sem treinamento e ter sempre uma boa noite de sono.
8. Use os equipamentos certos
Cada esporte exige um tipo de equipamento correto, seja a roupa, o tênis, a bike, etc. E não se esqueça também dos equipamentos de segurança, como capacete, joelheira, caneleira e outros acessórios. Tudo que interfere no conforto e na proteção do seu corpo vai influenciar positiva ou negativamente no seu bem-estar, evitando ou contribuindo para as lesões.