Musculação para emagrecer

Musculação ajuda a emagrecer? Conheça os benefícios

Muitas pessoas lembram da musculação como uma das principais modalidades de exercício físico e sua fama não é à toa. Alguns dos seus grandes benefícios são a queima de calorias, aceleração do metabolismo, ganho de massa magra e tonificação dos músculos.

É por isso que muitas pessoas que desejam ter um corpo bonito, optam pela musculação. O mesmo vale para aqueles que querem emagrecer e modelar o corpo. Mas não se engane acreditando que se passar horas seguidas na academia irá emagrecer da noite para o dia.

Para emagrecer de forma saudável e ter um corpo bonito sem danos à saúde, é preciso ter consistência nos treinos e uma alimentação disciplinada. Neste post você vai entender porque a musculação pode ser uma grande aliada na perda de peso.

Como a musculação emagrece

Embora os exercícios aeróbicos proporcionem resultados significativos na perda de peso, a musculação tem a capacidade de agilizar o processo. Isso acontece porque a musculação faz o seu corpo trabalhar mesmo durante o repouso.

A musculação por si só já exige o gasto de muita energia, o que resulta na queima de calorias. Durante a prática da atividade física, seu “combustível” são os carboidratos. Já no período de repouso, que é quando os tecidos musculares se recuperam do esforço, o organismo queima a gordura corporal.

Esse trabalho passivo durante o repouso não acontece quando praticamos apenas exercícios aeróbicos, como natação, caminhada, ciclismo, dança e outros. No entanto, quando combinamos essas atividades à musculação, ganhamos uma grande vantagem.

Por isso, para emagrecer em menos tempo, você pode optar por combinar os dois tipos de exercício ou realizar um programa apenas com musculação, caso prefira. Lembrando que você deve ter sempre a supervisão de um educador físico para evitar excessos e lesões que podem comprometer sua saúde.

Ganho de massa magra e músculos

Quando começam a ter resultados na musculação, algumas pessoas se preocupam com o ganho de massa magra. Afinal, embora a perda de gordura esteja acontecendo, outra consequência é o aumento da massa saudável, que pode elevar o valor na balança

No entanto, essa massa magra é também importante para a queima de gordura e redução das medidas. Logo, ao contrário do aumento do peso por gordura, esse peso irá refletir um corpo saudável e modelado.

A tonificação da massa magra também irá gerar músculos, que podem modelar o corpo e torná-lo mais forte. Mas caso você não queira ter uma aparência “musculosa”, é possível ajustar o treino conforme os seus objetivos.

Cuidado com o exagero

Para que os músculos respondam ao exercício físico, é preciso que o seu esforço seja um pouco acima do que você está habituado. Isso significa que a partir do momento em que seu corpo se acostuma a uma série de exercícios, é hora de aumentar o nível de dificuldade.

No entanto, quando não respeitamos os limites do nosso corpo e exageramos na intensidade ou na frequência, podemos sofrer graves danos. Isso pode acontecer por falta de alongamento, por realizar um movimento errado, por usar uma carga elevada de peso, ou mesmo pela má alimentação.

Por isso, é muito importante ter um programa de exercícios personalizado para as suas necessidades e objetivos e contar com o acompanhamento de um educador físico. E claro, saber identificar e respeitar os limites do seu corpo, pois ninguém melhor do que você para perceber quando sente dor ou cansaço.

Além disso, é preciso que haja um tempo mínimo de 24 horas de descanso entre os treinos. Esse prazo é fundamental para o seu corpo se recuperar e os músculos crescerem em repouso (a chamada hipertrofia).

Outros benefícios da musculação

Além do alto potencial de emagrecimento e modelagem do corpo, a musculação tem diversos outros benefícios. Ela ajuda a aumentar o nível de força e a resistência muscular, melhora a postura e reduz dores locais.

A musculação também ajuda a prevenir problemas na coluna e a fraqueza dos ossos, doença conhecida como Osteoporose. Ela também contribui para o tratamento da diabetes, previne hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Além de melhorar a saúde física, a musculação também contribui para a saúde mental. O fato de se exercitar e se superar constantemente pode aumentar a sua autoestima. Ao frequentar a academia, fazer parte de um grupo e conversar com outras pessoas, há também um aumento da socialização. Sem contar a produção da endorfina, o hormônio que nos deixa de bom humor.Quer praticar musculação para emagrecer e se sentir bem com seu corpo? Conheça os planos da Livewell Plus e agende uma aula experimental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.